Capacitar os enfermeiros para que estejam aptos na prestação de assistência qualificada e efetiva aos pacientes em situação de urgência e emergência, estimulando uma postura profissional que otimize a resolutividade das ações em saúde.
Compreender as habilidades para atuar em serviços de referência em Urgência e Emergência, no atendimento a pacientes de alta complexidade
A PÓLIS Cursos configura-se como gestor de apoio logístico, operacional e financeiro, a serviço da IES, credenciada pelo MEC. Os cursos de pós-graduação lato sensu, objeto desta parceria, apresentam-se em conformidade com a Resolução MEC – CNE/CES N° 01 de 06 de abril de 2018
A crescente demanda pelos atendimentos de urgência e emergência tem ocasionado a necessidade de atendimento ágil e especializado para prestar os primeiros socorros aos pacientes que chegam aos hospitais, em alguns casos, o paciente que necessita do atendimento chega com medo ou sem nenhuma perspectiva de sobrevivência. Com isso, a qualificação profissional em urgência e emergência é de extrema importância para oferecer ao paciente todo suporte imediato.
As salas de emergência são o primeiro contato de atendimento que as vítimas se encontram. A partir disto, dependendo do suporte oferecido à vítima, lesões podem ser tratadas sem deixar nenhuma sequela, podendo minimizar o impacto.
Considerando a área de Urgência e Emergência, em 05 de Novembro de 2002 o Ministério da Saúde aprovou a Portaria 2048 que destaca o crescimento da demanda por serviços nesta área nos últimos anos, devido ao aumento do número de acidentes e da violência urbana.
Acidentes de trânsito causam 5 mortes no Brasil a cada 1 hora, informa um relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre 2008 e 2016, o total de 368.821 pessoas morreram vítimas de transporte nas estradas e ruas do país. Desta forma para reduzir a mortalidade e a incapacidade devido ao trauma o profissional enfermeiro necessita estar capacitado e atualizado para o atendimento ao paciente politraumatizado.