Qualificar os médicos que atuam na Atenção Primária a Saúde desenvolvendo as competências necessárias (conhecimento, habilidade e atitude) para lidar com a prática médica.
Abordar os principais problemas de saúde em serviços de Atenção Primária à Saúde.
Desenvolvimento do raciocínio clínico.
Aumentar sua resolutividade do profissional.
Para ampliar a oferta de serviços médicos em locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade, além de formar médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o Governo Federal lançou, em 01/08/2019 o Programa Médicos pelo Brasil, o Programa Médicos pelo Brasil. A estratégia ampliará em cerca de 7 mil vagas a oferta de médicos em municípios onde há os maiores vazios assistenciais na comparação com o programa Mais Médicos, sendo que as regiões Norte e Nordeste juntas têm 55% do total dessas vagas. Ao todo, serão 18 mil vagas previstas, sendo cerca de 13 mil em municípios de difícil provimento. Fonte
A atuação do médico dentro da Estratégia Saúde da Família tem que superar a visão simplista do processo saúde adoecimento para uma abordagem sistêmica e integral dos indivíduos e suas famílias inseridos dentro do contexto de uma comunidade. O médico da Atenção Primária à Saúde tem que ser um clínico qualificado capaz de resolver 85% das demandas de saúde além de garantir o acesso e o cuidado continuado. A graduação passa a ser insuficiente para desenvolver as competências médicas necessárias para aqueles que desejam atuar de forma resolutiva na Estratégia Saúde da Família. Por este motivo este curso de especialização torna-se uma oportunidade de qualificação profissional, ofertada na modalidade híbrida com encontros presenciais e interações virtuais.